Mundo

Boris Johnson acusa Obama de hipocrisia devido apoio a permanêcia na UE

O jornal britânico The Independent afirmou que Obama viajará em abril ao Reino Unido para apoiar os adeptos da permanência do país na União Europeia

Agência France-Presse
postado em 14/03/2016 10:59

Londres, Reino Unido - O prefeito de Londres, o eurocético Boris Johnson, acusou o presidente americano Barack Obama de hipocrisia, em uma reação à notícia de que ele viajará ao Reino Unido para defender a permanência do país na União Europeia.

[SAIBAMAIS]"Vindo do Tio Sam, é uma hipocrisia exorbitante e ultrajante", escreveu Johnson em sua coluna semanal no Daily Telegraph.

"Podemos imaginar os americanos submetendo sua democracia ao tipo de regime que temos na UE?", questionou.

Para Johnson, o Reino Unido é um país "nascido de sua gloriosa recusa em aceitar o controle estrangeiro".

O prefeito de Londres recordou que os Estados Unidos não aceitam nem mesmo que os seus cidadãos sejam sujeitos ao Tribunal Penal Internacional.

O jornal britânico The Independent afirmou que Obama viajará em abril ao Reino Unido para apoiar os adeptos da permanência do país na União Europeia.

A visita aconteceria dois meses antes do referendo de 23 de junho, no qual os britânicos vão votar a favor ou contra a permanência do Reino Unido no bloco.

A viagem de Obama também inclui uma etapa na Alemanha, onde se reunirá com a chanceler Angela Merkel, e visitará a feira de tecnologia de Hannover.

Questionado pela AFP sobre uma possível visita de Obama, um porta-voz do primeiro-ministro David Cameron se recusou a comentar, dizendo se tratar de "especulação".

Em fevereiro, Barack Obama reafirmou em uma conversa telefônica com Cameron o apoio dos Estados Unidos à permanência do Reino Unido na UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação