Um avião militar iraquiano caiu nesta quarta-feira (15/3) durante um voo de reconhecimento sobre uma região sob controle do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) ao norte de Bagdá.
O exército fala de problema técnico, enquanto os jihadistas afirmam que foram responsáveis pelo incidente. Os três tripulantes a bordo estão desaparecidos, de acordo com um oficial.
A aeronave, de tipo Cessna, caiu perto da cidade de Kirkuk, cerca de 220 km ao norte de Bagdá, enquanto sobrevoava a região de Hawija.
Em um comunicado postado no Twitter, o EI afirma que seus combatentes abateram o avião, que procurava bombardear Hawija, "matando seus cinco tripulantes".
O grupo jihadista publicou um vídeo, apresentado como o da queda do avião. Nas imagens, vários combatentes do EI comemoram ao lado de corpos carbonizados.
O EI perdeu terreno ante o avanço do exército iraquiano, mas continua a controlar vastas regiões do Iraque.
As forças do governo, curdas e tribais apertaram o cerco em Hawija e outros redutos do EI.
Em 17 de fevereiro, o EI derrubou um helicóptero do exército iraquano a oeste de Bagdá, e no dia anterior um helicóptero caiu ao sul de Bagdá em razão de "um problema técnico", segundo oficiais, fazendo nove mortos.