Uma patrulha de dez pombos equipados com detectores foi lançada nesta quarta-feira (16/3) no céu de Londres para monitorar a qualidade do ar na capital britânica - disse à AFP Romain Lacombe, precursor da iniciativa.
Equipadas com um GPS e captores em miniatura que medem os níveis de ozônio, nitrogênio e compostos orgânicos voláteis (COV), as aves, reunidas na "Pigeon Air Patrol" foram liberadas no parque de Primrose Hill, no norte de Londres.
As aves são localizáveis %u200B%u200Bem tempo real na web através do site pigeonairpatrol.com, explicou Romain Lacombe, da start-up francesa Plume Labs, e co-criador do projeto com Pierre Duquesnoy, de DigitasLBi.
Esta experiência é parte de uma iniciativa mais ampla da Plume Labs, que quer uma centena de londrinos com os mesmos captores para acompanhar em tempo real a qualidade do ar onde eles estão através do seu smartphone.
A empresa já criou o aplicativo Plume Air Report, que fornece informações sobre o nível de poluição de 300 cidades ao redor do mundo.
Londres registra os níveis de dióxido de azoto (NO2) mais altos de todas as capitais europeias. A Comissão Europeia multou o Reino Unido em 2014 por não cumprir suas obrigações de redução de NO2.
Nacionalmente, 40.000 pessoas morrem todos os anos em decorrência de problemas relacionados à poluição do ar, com um custo para a economia britânica de 20 bilhões de libras, recordou nesta quarta-feira o chefe da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, ao parlamento.