postado em 17/03/2016 15:16
Cidade do Vaticano, Santa Sé - O papa Francisco assinará no sábado o documento com suas esperadas conclusões dos dois sínodos sobre a família, que será divulgado em abril, anunciaram fontes do Vaticano.
[SAIBAMAIS]Após dois ciclos de consultas e dois sínodos, em outubro de 2014 e outubro de 2015, as conclusões mais esperadas dizem respeito ao acesso aos sacramentos por divorciados casados novamente e sobre a postura da Igreja em relação aos casais unidos livremente e aos homossexuais.
A escolha de publicar esta "exortação pós-sinodal" em abril, além do tempo envolvido para traduzir em várias línguas o documento volumoso, é devido a um desejo de não perturbar as celebrações de Páscoa.
O conteúdo do texto coloca em alerta progressistas e conservadores, e provocará, inevitavelmente, decepção, dadas as elevadas expectativas e apreensões que gerou.
O cardeal e teólogo alemão Walter Kasper acredita que a exortação marcará uma "nova página", segundo o jornal Il Tirreno.
Um mês atrás, o Papa forneceu algumas pistas, indicando que insistiria na "integração na vida da Igreja de famílias feridas" e na "preparação para o matrimônio" para reduzir os casamentos nulos.