O francês Salah Abdeslam, único sobrevivente dos autores dos atentados de Paris em novembro do ano passado, passou sua primeira noite em uma prisão na Bélgica, onde foi capturado na sexta-feira (18), depois de permanecer foragido por quatro meses.
Abdeslam está preso em uma ala de alta de segurança especial do presídio de Bruges, onde também estão os dois indivíduos que o tiraram de Paris depois dos atentados. Na mesma ala, igualmente está Mehdi Nemmouche, autor do ataque de maio de 2014 contra o museu judeu de Bruxelas.
Abdeslam confessou que quis se explodir no Stade de France na fatídica sexta-feira (13), mas desistiu. Também disse que não quer ser extraditado para a França, segundo revelou na véspera o procurador de Paris, François Molins.
Abdeslam está preso preventivamente e é acusado de "assassinatos terroristas e participação nas atividades de um grupo terrorista", segundo a promotoria federal belga.
Um cúmplice, "conhecido como Monir Ahmed Alaaj, pseudônimo Amine Choukri", detido na mesma operação policial de sexta-feira em Bruxelas, foi acusado pelos mesmos crimes.
[SAIBAMAIS]