Jacqueline Saraiva
postado em 22/03/2016 06:06
Explosões foram registradas, nesta terça-feira (22/3), no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metro Maelbeek em Bruxelas, na Bélgica. Ainda não há um número oficial de mortos e feridos, mas canais de televisão do país e agências de notícias afirmam que ao menos 13 pessoas foram mortas. As explosões levaram o país a entrar em alerta máximo para atentados terroristas.
Foram duas explosões no principal terminal aeroportuário da Bélgica e uma no metrô. Equipes de resgate atuam nos dois locais, onde há informações de feridos. As autoridades esvaziaram as estações de metrô e suspenderam o deslocamento de trens em Bruxelas. O aeroporto foi fechado para pousos e decolagens e o tráfego aéreo foi interrompido e desviados para outras regiões. As rodovias de acesso ao terminal também foram bloqueadas por policiais.
Segundo informações preliminares, dois dispositivos foram explodidos perto da área do check-in da American Airlines. "Ocorreram duas explosões na sala de embarque e uma equipe de primeiros socorros já está no local", afirmou Anke Fransen, porta-voz do aeroporto.
Alerta máximo
O ministro do Interior da Bélgica, Jan Jambon, declarou o alerta máximo de terrorismo devido as explosões. Pessoas relataram ter ouvido gritos em árabe antes dos incidentes, mas as autoridades ainda não confirmam motivação terrorista. O fato ocorre quatro dias depois da prisão de Salah Abdeslam, um dos principais suspeitos de ter comandado os atentados em Paris, no fim do ano passado. A suspeita é de que os atos de hoje tenham ocorrido por retaliação.
Com informações da France Presse e da Agência Estado