Mundo

Explosões em aeroporto e metrô deixam ao menos 13 mortos em Bruxelas

As explosões levaram o país a entrar em alerta máximo para atentados terroristas

Jacqueline Saraiva
postado em 22/03/2016 06:06
Policiais bloquearam rodovia que dá acesso ao aeroporto
Explosões foram registradas, nesta terça-feira (22/3), no Aeroporto Internacional de Zaventem e na estação de metro Maelbeek em Bruxelas, na Bélgica. Ainda não há um número oficial de mortos e feridos, mas canais de televisão do país e agências de notícias afirmam que ao menos 13 pessoas foram mortas. As explosões levaram o país a entrar em alerta máximo para atentados terroristas.

Foram duas explosões no principal terminal aeroportuário da Bélgica e uma no metrô. Equipes de resgate atuam nos dois locais, onde há informações de feridos. As autoridades esvaziaram as estações de metrô e suspenderam o deslocamento de trens em Bruxelas. O aeroporto foi fechado para pousos e decolagens e o tráfego aéreo foi interrompido e desviados para outras regiões. As rodovias de acesso ao terminal também foram bloqueadas por policiais.

Imagem mostra fumaça saindo da estação de metrô



Segundo informações preliminares, dois dispositivos foram explodidos perto da área do check-in da American Airlines. "Ocorreram duas explosões na sala de embarque e uma equipe de primeiros socorros já está no local", afirmou Anke Fransen, porta-voz do aeroporto.

Alerta máximo
O ministro do Interior da Bélgica, Jan Jambon, declarou o alerta máximo de terrorismo devido as explosões. Pessoas relataram ter ouvido gritos em árabe antes dos incidentes, mas as autoridades ainda não confirmam motivação terrorista. O fato ocorre quatro dias depois da prisão de Salah Abdeslam, um dos principais suspeitos de ter comandado os atentados em Paris, no fim do ano passado. A suspeita é de que os atos de hoje tenham ocorrido por retaliação.

Com informações da France Presse e da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação