Beirute, Líbano - As tropas do regime sírio, apoiadas pela aviação russa, estavam nesta quarta-feira no limite da cidade histórica de Palmira, que desejam retomar do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
[SAIBAMAIS]"As forças do regime se encontram a dois quilômetros do lado sul da cidade e a cinco quilômetros da parte oeste", informou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor da ONG que conta com uma ampla rede de fontes no país. De acordo com o OSDH, o exército "avançou depois de ter assumido o controle da colina de Al Hiyal, situada do lado sudoeste" de Palmira, que está sob controle dos jihadistas do EI há quase um ano.
O exército, com a ajuda da aviação russa, iniciou me 7 de março uma batalha para reconquistar a cidade, que está na lista de patrimônio mundial da humanidade da Unesco. O EI controla a localidade desde maio de 2015. Desde então, o grupo jihadista destruiu vários tesouros arqueológicos como o conhecido Arco do Triunfo, os templos de Bel e de Balshamin e as torres funerárias, símbolo da importância da cidade nos primeiros séculos do cristianismo. A reconquista da área de Palmira permitiria ao regime recuperar o controle do deserto e chegar à fronteira com o Iraque, situada mais ao leste e nas mãos dos jihadistas.