Mundo

Israel fecha Cisjordânia por ocasião das festas judaica de Purim

A Cisjordânia não foi fechada no ano passado durante estas celebrações. Neste ano, no entanto, a decisão foi tomada por "ordem da direção política" e após uma "avaliação da situação"

Agência France-Presse
postado em 23/03/2016 08:11

Jerusalém, Undefined - Israel fechou a Cisjordânia ocupada até a noite de sábado por razões de segurança devido à festa judaica de Purim, que começa na noite desta quarta-feira, informou o exército israelense. O isolamento começou nesta quarta-feira à 01h00 local (20h00 de terça-feira, horário de Brasília) e será mantido até sábado à meia-noite, disse uma porta-voz militar.

[SAIBAMAIS]A Cisjordânia não foi fechada no ano passado durante estas celebrações. Neste ano, no entanto, a decisão foi tomada por "ordem da direção política" e após uma "avaliação da situação", disse a porta-voz. O fechamento da Cisjordânia afetará dezenas de milhares de palestinos que trabalham em Israel. Casos excepcionais "humanitários e médicos" serão autorizados a entrar em Israel, disse.

Durante a festa de Purim são realizadas festividades e desfiles de rua em todas as cidades de Israel. O Muro das Lamentações, no centro histórico de Jerusalém, recebe nesta ocasião muitas visitas. Israel, Jerusalém e os Territórios Palestinos são palco desde 1; de outubro passado de uma onda de violência que já matou 198 palestinos, 28 israelenses, dois americanos, um eritreu e um sudanês, segundo um balanço da AFP. A maioria dos palestinos mortos são autores ou supostos autores de ataques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação