Mundo

Líder supremo diz que mísseis são fundamentais para segurança do Irã

Khamenei, que tem a última palavra em questões de Estado no Irã, elogiou a poderosa Guarda Revolucionária por "mostrar o avanço e a precisão dos mísseis"

Agência France-Presse
postado em 30/03/2016 11:34

Teerã, Irã - O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira que o poder dos mísseis é fundamental para o futuro da segurança do país, contradizendo os moderados, que defendem a diplomacia. Khamenei, que tem a última palavra em questões de Estado no Irã, elogiou a poderosa Guarda Revolucionária por "mostrar o avanço e a precisão dos mísseis" em testes recentes que causaram críticas nos países ocidentais.

[SAIBAMAIS]"Neste mundo que parece uma selva, se a República Islâmica alcançar negociações, comércio e, inclusive, tecnologia e ciência, mas não tiver poder de defesa, poderiam, inclusive, os pequenos países ameaçar o Irã", afirmou Khamenei em declarações postadas em seu site oficial. "Nossos inimigos estão aperfeiçoando suas capacidades militares em termos de mísseis. Levando isso em conta, como se pode dizer que a era dos mísseis acabou?", questionou.

Estes comentários parecem dirigidos para o ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, líder do campo reformador do país e que, na semana passada, tuitou: "O mundo do futuro é de diálogo e não de mísseis". As declarações de Khamenei também surgem um dia depois que os Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Alemanha indicaram que os recentes testes balísticos violam as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Os mesmos quatro países, junto com Rússia e China, conseguiram um histórico acordo nuclear com o Irã no ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação