Mundo

EUA lança ataque aéreo contra líder shebab na Somália

to americano da Defesa está avaliando se Dhoore morreu no ataque

Agência France-Presse
postado em 01/04/2016 18:14

Washington, Estados Unidos -Os Estados Unidos lançaram um ataque aéreo contra um alto dirigente do grupo shebab na Somália que estaria planejando ataques contra americanos em Mogadíscio - anunciou o Pentágono nesta sexta-feira.

"Em cooperação com o governo federal da Somália, na quinta-feira 31 de março, militares americanos lançaram um ataque aéreo contra Hassan Ali Dhoore, um alto dirigente de Al-Shebab", anunciou o secretário de Comunicação do Pentágono, Peter Cook, em um comunicado.

O Departamento americano da Defesa está avaliando se Dhoore morreu no ataque.

Hassan Ali Dhoore "era membro" do setor de inteligência dos shebab, grupo ligado à rede Al-Qaeda.

O dirigente "foi diretamente responsável pelo ataque de 27 de março de 2015 contra o hotel Maka ak-Mukarram de Mogadíscio", no qual morreram "15 pessoas, incluindo um somali-americano".




Segundo o porta-voz do Pentágono, Dhoore também teve "uma participação direta" no ataque contra o Aeroporto Internacional de Mogadíscio, no dia 25 de dezembro de 2014, no qual morreram sete soldados da União Africana na Somália (Amisom) e um cidadão americano.

Os rebeldes shebab multiplicaram seus ataques de grande envergadura na Somália desde o início do ano.

Após sua expulsão de Mogadíscio, em agosto de 2011, os shebab sofreram várias derrotas e perderam a maior parte de seus bastiões, mas ainda controlam vastas zonas rurais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação