Agência France-Presse
postado em 07/04/2016 08:43
Bagdá, Iraque - A ONG Human Rights Watch (HRW) pediu nesta quinta-feira ao governo do Iraque e ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), que protagonizam combates em Fallujah, que autorizem o envio de ajuda aos moradores desta cidade iraquiana, que passam fome. "A população de Fallujah está cercada pelo governo, presa pelo EI e faminta", afirma o subdiretor do HRW para o Oriente Médio, Joe Stork, em um comunicado. "As partes em confluto têm que garantir que a ajuda chegue à população", completa no texto.
De acordo com a HRW, que cita pessoas que estão em contato com os residentes, as pessoas "são obrigadas a comer pão feito com farinha de sementes recolhidas no chão e sopas feitas com grama".
No início de 2014, as forças rebeldes assumiram o controle de Fallujah, cidade que fica 50 km ao oeste de Bagdá, que mais tarde se transformou em reduto do EI. Os extremistas conseguiram dominar depois novos territórios na província próxima de Al-Anbar, mas nas últimas semanas as forças pró-regime conseguiram recuperar terreno.