Mundo

Turquia não aplicará acordo migratório se a UE não respeitar compromissos

O acordo, assinado em 18 de março, prevê a expulsão para a Turquia de todos os imigrantes que entrarem ilegalmente na Grécia desde 20 de março,

Agência France-Presse
postado em 07/04/2016 10:54
Ancara, Turquia - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu nesta quinta-feira que a Turquia não aplicará o acordo migratório concluído em Bruxelas, caso a União Europeia "não respeite os compromissos".

"Há condições precisas. Se a União Europeia não der os passos necessários, não respeitar seus compromissos, a Turquia não aplicará o acordo", declarou o chefe de Estado turco em um discurso em Ancara.

O acordo, assinado em 18 de março, prevê a expulsão para a Turquia de todos os imigrantes que entrarem ilegalmente na Grécia desde 20 de março, uma ajuda financeira de seis bilhões de euros a Ancara e a suspensão em junho da imposição de vistos pela UE aos cidadãos turcos.



[SAIBAMAIS]"Tudo será feito em função do que se prometeu, do que o texto indica", insistiu o presidente turco. "Fizeram promessas, mas no momento não se concretiza nada", completou Erdogan, antes de destacar que "três milhões de pessoas estão sendo alimentadas com nosso orçamento".

"Nós recebemos muitos agradecimentos por nossa ação a favor dos refugiados e na luta contra o terrorismo. Mas não estamos fazendo isto para receber obrigado", disse.

Os ministros das Relações Exteriores de seis países da UE viajarão na sexta-feira e sábado para Grécia e Turquia para fazer um balanço das decisões adotadas para responder à crise migratória.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação