Mundo

Tela de Modigliani é encontrada em Genebra após "Panama Papers"

A obra está avaliada em 25 milhões de dólares, de acordo com a imprensa suíça

Agência France-Presse
postado em 11/04/2016 12:25
Genebra, Suíça - Um quadro de Modigliani, que havia sido roubado durante a Segunda Guerra Mundial, foi apreendido no porto de Genebra, no contexto das revelações dos chamados "Panama Papers", indicou nesta segunda-feira a justiça suíça.

"Foi aberto um processo criminal após revelações ligadas aos ;Panama Papers;, para efetuar buscas relativas à presença de uma pintura de Modigliani em Genebra", declarou o porta-voz do Poder Judiciário, Henri Della Casa.

"A pintura foi apreendida no final de semana nos portos francos de Genebra", indicou Della Casa à AFP. Os portos francos são espaços isentos de impostos.

A tela em questão, do pintor italiano Amedeo Modigliani (1884-1920), cujas obras atingem valores recordes em leilões, é o "Homem sentado apoiado numa bengala". A obra está avaliada em 25 milhões de dólares, de acordo com a imprensa suíça.

De acordo Mondex Corp, uma empresa canadense especializada em encontrar obras roubadas, a pintura foi roubada pelos nazistas de um colecionador de arte judeu que fugiu de Paris em 1939.



A pintura foi então adquirida em 1996 em um leilão em Londres pela companhia offshore International Art Center (IAC), criada pelo escritório de advocacia panamenho Mossack Fonsseca.

Mondex suspeita que a família Nahmad, que construiu sua fortura com o comércio de obras de arte, é a proprietária da pintura. Os Nahmad têm uma coleção privada estimada em 4500 peças, incluindo 300 Picasso, armazenada nos portos francos de Genebra.

Mondex acionou a justiça americana em 2011, em nome de Philippe Maestracci, um agricultor francês, neto do verdadeiro dono, para recuperar o Modigliani. Mas diante dos tribunais americanos, a família Nahmad disse não ser dona do Modigliani em questão e que este era de propriedade da IAC.

[SAIBAMAIS]No entanto, um documento publicado pelo jornal suíço Le Matin e pelo francês Le Monde na semana passada sobre os "Panama Papers" revela que a família Nahmad é a verdadeira dona da IAC. A pintura seria de propriedade de David Nahmad, atualmente o único acionista da empresa offshore IAC.

Entrevistado pela Radio-Canada, David Nahmad, também judeu, disse que jamais aceitaria possuir uma obra de arte roubada pelos nazistas. "Eu não conseguiria dormir à noite se soubesse que tenho um objeto roubado", disse ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação