Mundo

Vargas Llosa: ditadura será legitimada se Keiko Fujimori for presidente

Keiko Fujimori foi a mais votada nas eleições presidenciais de domingo (10),no Peru, mas não obteve a maioria necessária para formar governo

Agência Estado
postado em 12/04/2016 09:01
O escritor peruano Mario Vargas Llosa disse, nessa segunda-feira (11) que se Keiko Fujimori chegar à presidência do Peru ;a ditadura será legitimada;. Ele referiu-se aos anos em que esteve no poder Alberto Fujimori, pai da candidata.

;O que é que acontece se a senhora Fujimori vencer as eleições? A ditadura será legitimada;, afirmou o escritor, na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, após receber homenagem em reconhecimento à sua carreira literária.

Keiko Fujimori foi a mais votada nas eleições presidenciais de domingo (10), mas não obteve a maioria necessária para formar governo. Ela disputará o segundo turno em 5 de junho. O Nobel de Literatura tinha manifestado anteriormente seu apoio ao ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski, que foi o segundo candidato mais votado.



Alberto Fujimori, que foi presidente do Peru entre 1990 e 2000, cumpre pena de 25 anos de prisão por crimes de violação dos direitos humanos e corrupção.

;A minha grande esperança é de que, neste segundo turno, Pedro Pablo Kuczynski vença. Não é fácil, mas é possível;, disse Vargas Llosa, acrescentando que espera que a ;cegueira; desapareça, porque a eleição de Fujimori seria ;um grande erro;, com ;consequências políticas, econômicas e sociais;.

Alberto Fujimori derrotou nas eleições de 1990 o próprio Vargas Llosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação