Mundo

Países da OCDE se reúnem após revelações dos 'Panama Papers'

"O objetivo é refletir sobre as possibilidades de cooperação e de intercâmbio de informações", segundo OCDE

Agência France-Presse
postado em 13/04/2016 11:02
Paris, França - Representantes das administrações tributárias de todo o mundo se reúnem nesta quarta-feira na seda da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE), em Paris, em busca de uma ação conjunta ante as revelações dos chamados "Panama Papers".

"O objetivo é refletir sobre as possibilidades de cooperação e de intercâmbio de informações", segundo OCDE.

Na reunião, também se pretende "identificar os riscos de fraude fiscal e decidir uma ação conjunta, à luz das revelações dos ;Panama Papers;", afirma o comunicado. Convocada na sexta-feira, esta reunião da JITSIC (União Internacional de Informação e Colaboração sobre Paraísos Fiscais) será ralizada a portas fechadas, segundo um porta-voz.



A JITSIC, que agrupa chefes de administrações fiscais de 46 países, tem como missão reagir ante os riscos de fraude fiscal em escala internacional, mediante uma ativa colaboração e um intercâmbio rápido e eficiente de informações entre administrações.

"É basicamente uma tentativa de obter uma visão de conjunto sobre os mecanismos de evasão fiscal", explica o chefe dos serviços fiscais australianos, Chris Jordan, cujo país preside a JITSIC.

O vazamento de 11,5 milhões de documentos da firma de advogados Mossack Fonseca por vários jornais em todo o mundo, coordenados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), revelaram um vasto sistema de evasão fiscal que envolve líderes políticos e personalidades de todo o planeta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação