Mundo

Justiça des EUA autoriza Argentina a voltar aos mercados e pagar fundos

Grupo de magistrados tomou a decisão em resposta a um recurso apresentado pelos credores da Argentina, após uma audiência de aproximadamente uma hora e meia nos tribunais federais do sul de Manhattan

Agência France-Presse
postado em 13/04/2016 13:27
Nova York - A Corte de Apelações de Nova York confirmou nesta quarta-feira uma ordem judicial que permite que a Argentina volte aos mercados financeiros e avance no pagamento aos fundos que ganharam na justiça pelo caso da dívida em moratória desde 2001.

O painel de três magistrados tomou a decisão em resposta a um recurso apresentado pelos credores da Argentina, após uma audiência de aproximadamente uma hora e meia nos tribunais federais do sul de Manhattan, constatou a AFP.

"Confirmamos a decisão do tribunal de primeira instância", disse o magistrado Christopher Droney, em referência à ordem do juiz Thomas Griesa de 2 de março em que suspendeu sob condições as medidas que impediam a Argentina de pagar credores que aderiram às reestruturações de 2005 e 2010, e acessar os mercados financeiros internacionais.



A decisão busca facilitar que o país avance em sua oferta lançada em fevereiro e aceita por 90% dos credores que não renegociaram a dívida, recorrendo à justiça para exigir o pagamento completo dos títulos em moratória.

A audiência aconteceu um dia antes do vencimento, em 14 de abril, do prazo fixado entre a Argentina e os principais credores, os fundos "abutres" NML Capital e Aurelius, para pagar 4,653 bilhões de dólares, em troca de encerrar o litígio na justiça.

O governo do presidente Mauricio Macri fechou pré-acordos por 8,250 bilhões de dólares, o último deles por 255 milhões com o fundo Yellow Crane Holdings segundo anunciou na última terça-feira o mediador judicial Dan Pollack, encarregado das negociações em Nova York.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação