Mundo

Líderes iranianos criticam os Estados Unidos por fundos bloqueados

Na semana passada, a Suprema Corte americana decidiu que o Irã deve indenizar com 2 bilhões de dólares mil famílias de vítimas de atentados

Agência France-Presse
postado em 27/04/2016 13:45
Teerã, Irã - O guia supremo iraniano Ali Jamenei e o presidente Hassan Rohani criticaram duramente na quarta-feira (27/4) a decisão da justiça americana de bloquear 2 bilhões de dólares, segundo a imprensa oficial. "Os Estados Unidos provocam perturbações (...) e depois se queixam da desconfiança dos demais", declarou o aiatolá Jamenei em uma concentração de milhares de trabalhadores em Teerã.

[SAIBAMAIS]"Dizem que os bancos estrangeiros podem efetuar transações com o Irã, mas na verdade praticam a ;iranofobia; para impedir as relações", acrescentou.



Na semana passada, a Suprema Corte americana decidiu que o Irã deve indenizar com 2 bilhões de dólares mil famílias de vítimas de atentados fomentados ou apoiados pelo o Irã, e por isso bloqueou investimentos do banco central iraniano em contas nova-iorquinas.

O presidente Rohani classificou a decisão de "roubo descarado" e de "grande desonra" para a justiça americana, segundo o site da presidência. "É uma ação totalmente ilegal e contraria as regras internacionais e a imunidade dos bancos centrais", declarou Rohani.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação