Mundo

Oração da sexta-feira é suspensa na cidade síria de Aleppo por bombardeios

Prece mais importante da semana para o Islã, deve ser realizada em uma mesquita e reúne, no geral, um grande número de fiéis

Agência France-Presse
postado em 29/04/2016 09:32
Alepo, Síria - A oração desta sexta-feira será suspensa pela primeira vez nos bairros rebeldes de Aleppo depois dos violentos bombardeios registrados nesses setores da segunda maior cidade síria.

[SAIBAMAIS]"Por causa da sangrenta campanha dirigida pelos inimigos da Humanidade e da religião em Aleppo, e por causa do risco que implica fieis reunidos ao mesmo tempo em um local, o majlis sharii [conselho religioso] recomenda, pela primeira vez, que as mesquitas suspendam a oração de sexta-feira", afirma a autoridade religiosa em um comunicado.

A oração de sexta-feira, a mais importante da semana para o Islã, deve ser realizada em uma mesquita e reúne, no geral, um grande número de fiéis. O majlis sharii é uma instância religiosa que afirma ser independente e se formou nos bairros rebeldes dpois que a cidade entrou em guerra.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), 202 pessoas, incluindo 34 crianças, morreram desde 22 de abril em Aleppo, onde não se respeita a trégua decretada desde o final de fevereiro pelo regime e os rebeldes.

Aleppo esá dividida em uma zona oeste, controlada pelo regime, e uma zona leste, dominada pelos rebeldes. Mais de 270 MIL pessoas morreram desde que explodiu a guerra na Síria há cinco anos e metade da população se viu obrigada a fugir.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação