Mundo

Cuba comemora a flexibilização econômica no dia 1o de Maio

Os manifestantes também expressaram seu apoio aos governos do Brasil e da Venezuela.

Agência France-Presse
postado em 01/05/2016 11:33
Milhares de trabalhadores cubanos marcharam neste domingo pelo 1o. de Maio em apoio às medidas de flexibilização econômicas de Raúl Castro, que presidiu a cerimônia em Havana. Os manifestantes também expressaram seu apoio aos governos do Brasil e da Venezuela. Como todos os anos, empregados e estudantes desfilaram em vários pontos da ilha para celebrar o Dia do Trabalho.

Leia mais notícias em Mundo

Somente em Havana participaram 600.000 pessoas, segundo a imprensa estatal, aos gritos de apoio ao socialismo. "Este 1o. de maio é um dia também para denunciar as manobras dirigidas para debilitar os processos de integração regional de nossa América, revertir os avanços alcançados nas políticas sociais e desestabilizar os governos de esquerda e progressistas no poder", afirmou Ulises Guilarte, secretário-geral da Central de Trabalhadores de Cuba.

Durante seu discurso, Guilarte, membro do poderoso Birô Político do Partido Comunista de Cuba, mencionou em particular os governos do Brasil, Venezuela, Brasil, Bolívia, Equador e El Salvador. Os trabalhadores também saudaram a "atualização do modelo econômico" promovido desde 2008 pelo governo de Raúl Castro, e que inclui uma cautelosa abertura para o setor privado e investimentos estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação