Mundo

Adjunto do xerife de Los Angeles renuncia após e-mails racistas

Comentários racistas eram direcionados contra os muçulmanos, os negros e os mexicanos

Agência France-Presse
postado em 02/05/2016 10:55
Los Angeles, Estados Unidos - Um funcionário de alto escalão da polícia de Los Angeles apresentou sua renúncia no domingo por ter escrito comentários racistas contra os muçulmanos, os negros e os mexicanos através do e-mail de uso interno, anunciou o escritório do xerife. O xerife Jim McDonnell aceitou a renúncia de seu adjunto, Tom Angel, por sua correspondência "imprópria, pouco profissional e inquietante" trocada entre 2012 e 2013 com outro oficial de Burbank, uma cidade próxima a Los Angeles, no oeste dos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]Em uma das mensagens, das quais o jornal Los Angeles Times obteve uma cópia, Tom Angel compartilha a seguinte piada: "Todos parecem se perguntar por que os terroristas muçulmanos estão tão dispostos a se imolar. Só é preciso observar as evidências: nada de costeletas de porco, nada de mulheres nuas, nada de futebol, tem mais de uma sogra, sua esposa cheira pior que seu burro (...) e te dizem que quando você morre tudo será melhor".



Em outro e-mail é possível ler: "Pediram-me que mencionasse duas coisas que são encontradas comumente nas ;cells; (em inglês significam células, mas também celas de prisões). Aparentemente ;negros; e ;mexicanos; NÃO eram as respostas corretas". "Apesar dos diversos esforços que fizemos nos últimos tempos para ganhar a confiança dos cidadãos e melhorar a responsabilidade e a transparência, este caso nos lembra que ainda temos trabalho" a fazer, disse em um comunicado o xerife McDonnell.

Tom Angel, contactado pelo jornal californiano, disse que não tinha a intenção de prejudicar ninguém e que os e-mails não estavam destinados a ser publicados. Na semana passada, três policiais de San Francisco foram obrigados a renunciar após a publicação de sua correspondência, na qual se referiam a membros de minorias como "bárbaros e animais selvagens".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação