Agência France-Presse
postado em 03/05/2016 08:58
Paris, França -O secretário de Estado francês para o Comércio Exterior, Matthias Fekl, afirmou nesta terça-feira(3/5) que a "opção mais provável" é a interrupção das negociações comerciais em curso entre União Europeia (UE) e Estados Unidos."Levando em consideração a posição dos Estados Unidos, parece a opção mais provável", disse Fekl à rádio francesa Europe 1.
A organização ecológica Greenpeace publicou na segunda-feira(2/5) documentos secretos da negociação que, segundo a ONG, demonstram as consequências nefastas que o acordo teria para a saúde e o meio ambiente.
"Há um ano denuncio a atitude dos Estados Unidos. Queremos reciprocidade. A Europa propõe muito e recebe muito pouco em troca. Não é aceitável", afirmou Fekl, antes de destacar que atualmente o acordo não é aceitável.
O acordo comercial (TTIP na sigla em inglês), negociado desde meados de 2013, tem o objetivo de suprimir barreiras comerciais e regulamentares, além de criar uma grande zona de livre comércio para estimular a atividade.