Agência France-Presse
postado em 04/05/2016 10:32
Seul, Coreia do Sul - A imprensa estatal norte-coreana chamou nesta quarta-feira (4/5) Kim Jong Un de o "Grande Sol do século XXI", dois dias antes de um Congresso histórico que vai reafirmar o poder deste jovem líder à frente do regime mais fechado do mundo.
[SAIBAMAIS]A preparação do congresso do partido único da Coreia do Norte - anterior aconteceu em 1980 - mobilizou todo o país durante 70 dias, período encerrado na segunda-feira.
O congresso, que começa na sexta-feira, permitirá - após quatro anos de purgas, reformas e execuções no topo da hierarquia - pavimentar formalmente a condição de Kim Jong Un como líder supremo e inquestionável da Coreia do Norte.
Para o Rodong Sinmun, jornal oficial do partido, o congresso é um acontecimento quase "sagrado", que permitirá elogiar as conquistas de Kim, tanto na infraestrutura como por seus programas nuclear e balístico.
Pyongyang está submetida a sanções do Conselho de Segurança da ONU e é objeto de duras críticas pela situação na área de direitos humanos. Além disso, o país considera que está ameaçado pelos exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e Estados Unidos.
Mas, para o jornal, há muito a festejar: ao mencionar o arsenal nuclear como uma "espada preciosa", o Rodong Sinmun explica que estas armas são um "feliz tesouro que permitirá muitas coisas nas próximas décadas".