Mundo

Roma faz exposição inédita das bulas papais dos arquivos do Vaticano

Os preciosos manuscritos, alguns ainda decorados com selos pontificiais, estão zelosamente conservados em arquivos secretos

Agência France-Presse
postado em 04/05/2016 10:34
Os preciosos manuscritos, alguns ainda decorados com selos pontificiais, estão zelosamente conservados em arquivos secretos
Roma, Itália -
As "bulas", ou documentos oficiais, com as quais os papas anunciavam o número de jubileus ordinários, desde a primeira vez, em 1300, até a última, em 2000, sairão nesta quarta-feira dos arquivos do Vaticano para ficarem expostas por alguns meses em Roma. O nome deste documento emitido pelo papa provém do latim "bulla", que designa o selo de chumbo que as autentifica.

[SAIBAMAIS]Desde a que anunciou o primeiro Jubileu, em 1300, iniciado por Bonifácio VIII, até a que foi assinada por João Paulo II em 2000, todos estes preciosos manuscritos, alguns ainda decorados com selos pontificiais, estão zelosamente conservados nos arquivos secretos do Vaticano. São acessíveis apenas através de um pedido devidamente apresentado e unicamente por razões de pesquisa histórica, explica o "prefeito" dos arquivos, monsenhor Sergio Pagano.

O Vaticano aceitou que fossem levados para uma exposição em um palácio do século XV de sua propriedade, perto do Panteão, no centro histórico da Cidade Eterna.



O papa Bonifácio VIII (1294-1303) decretou, seguindo o modelo dos Jubileus hebraicos, o primeiro "Ano Santo" em 1300, concedendo a seus sucessores a missão de celebrar um novo a cada 100 anos. Este primeiro Jubileu obteve grande sucesso: o Papa prometeu indulgência plena a peregrinos que fossem a Roma.

Para dar aos Jubileus mais regularidade, os papas seguintes decidiram organizar dois por cada século, depois três e, por fim, quatro, que é o ritmo atual dos Jubileus chamado "ordinários", que acontecem a cada 25 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação