Mundo

Pequim rejeita críticas da ONU contra lei sobre ONGs estrangeiras

Ao menos mil ONGs estrangeiras trabalham na China, de organismos beneficentes a grupos de defesa do meio ambiente

Agência France-Presse
postado em 04/05/2016 10:45
Pequim, China - A China considerou nesta quarta-feira (4/5) que a condenação das Nações Unidas de sua controversa nova lei sobre as ONGs estrangeiras está "cheia de preconceitos e sem fundamento", e exigiu que a instituição retire sua declaração.

[SAIBAMAIS]O texto, que o Parlamento chinês - controlado pelo Partido Comunista - aprovou quase por unanimidade na semana passada, amplia os poderes da polícia sobre estas organizações e as proíbe de recrutar membros ou recolher fundos no país. Ao menos mil ONGs estrangeiras trabalham na China, de organismos beneficentes a grupos de defesa do meio ambiente, passando por estruturas universitárias.



Três relatores especiais da ONU para os direitos humanos consideraram que as disposições da lei são "extremamente amplas e vagas" e que elas "podem ser utilizadas para intimidar ou asfixiar qualquer opinião ou ponto de vista divergente no país", segundo o site do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Pequim se "opõe firmemente" a esta declaração, que constitui uma "ingerência flagrante na soberania jurídica e de assuntos internos da China", declarou Hong Lei, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores durante uma coletiva de imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação