Mundo

Bachelet vetará parte de lei trabalhista após inconstitucionalidade

A reforma trabalhista de Bachelet modificou o código de trabalho promulgado em 1979 pelo ditador Augusto Pinochet

Agência France-Presse
postado em 07/05/2016 20:12
A presidente chilena Michelle Bachelet vetará parcialmente a polêmica lei de reforma trabalhista e enviará ao Congresso um novo projeto que adeque a parte do texto declarada inconstitucional, especialmente um artigo que fortaleceria os sindicatos, informou o governo neste sábado.

A reforma trabalhista impulsada por Bachelet foi aprovada após mais de um ano de discussão no Congresso, mas no final de abril sofreu um duro revés no Tribunal Constitucional, que declarou inconstitucional um artigo que dava exclusividade aos sindicatos na negociação coletiva. "A presidenta decidiu vetar algumas das normas do projeto de lei que moderniza as relações trabalhistas", disse o ministro porta-voz do governo, Marcelo Díaz, em coletiva de imprensa.

[SAIBAMAIS]A decisão do Tribunal Constitucional -que atuou após um recurso interposto pela direita opositora- foi duramente criticada pelos sindicatos e o governo disse que foi uma derrota para os chilenos.

Leia mais notícias em Mundo


A reforma trabalhista de Bachelet modificou o código de trabalho promulgado em 1979 pelo ditador Augusto Pinochet, a fim de reduzir a ingerência sindical à mínima expressão. Com a nova lei o sindicato seria o principal agente de negociação coletiva e trabalhadores não poderiam mais ser substituídos durante as greves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação