Agência France-Presse
postado em 11/05/2016 09:08
A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira o bloqueio da compra pela Hutchison Whampoa, de Hong Kong, da operadora britânica de telefonia móvel O2, que pertence à espanhola Telefónica, por temer que a concorrência no mercado britânico se veja "significativamente reduzida", uma operação de ; 14 bilhões.Leia mais notícias em Mundo
"Queremos que o setor das telecomunicações móveis seja competitivo (...) permitir que a Hutchison compre a O2 nas condições propostas teria sido prejudicial para os consumidores do Reino Unido e para o setor", disse Margrethe Vestager, comissária europeia de Concorrência.
A operação teria eliminado "um competidor importante" do mercado de comunicações móveis no Reino Unido "deixando apenas dois operadores de redes móveis, Vodafone e Everything Everywhere (EE) da BT, para enfrentar a empresa da fusão", explicou Vestager.
A operação teria provocado a fusão da O2, número dois da telefonia móvel no Reino Unido, com Three UK, número quatro do setor, controlada pela Hutchison, o que resultaria na empresa líder do setor no país.
As contrapartidas propostas pela Hutchison para superar as objeções não convenceram a Comissão Europeia.
Controlada pelo magnata Li Ka-Shing, um dos homens mais ricos da Ásia, a Hutchison Whampoa anunciou em janeiro de 2015 a aquisição do grupo rival O2.
A Telefónica contava com a venda, de 14 bilhões de euros, para começar a reduzir sua dívida líquida de mais de 50 bilhões de euros no fim de março.