Mundo

Premier australiano aparece no 'Panama Papers' em revelação inoportuna

Turnbull, ex-banqueiro e advogado multimilionário, foi presidente de uma empresa sediada nas Ilhas Virgens inscrita como Star Technology Services Limited na década de 90, através do escritório panamenho de advocacia Mossack Fonseca

Agência France-Presse
postado em 12/05/2016 09:41
Sydney, Austrália -O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, aparece no "Panama Papers", informa nesta quinta-feira a imprensa australiana, em uma revelação inoportuna antes das eleições de julho.

Turnbull, ex-banqueiro e advogado multimilionário, foi presidente de uma empresa sediada nas Ilhas Virgens inscrita como Star Technology Services Limited na década de 90, através do escritório panamenho de advocacia Mossack Fonseca.

O vínculo foi revelado pelo jornal econômico Australian Financial Review, poucos dias após a publicação de documentos do escândalo conhecido como "Panama Papers", com informações sobre mais de 200 mil empresas offshore, muitas baseadas em paraísos fiscais.



O uso de empresas, fundações e do envio de dinheiro ao exterior nem sempre é ilegal, e Turnbull afirma que não cometeu qualquer crime.

"A única coisa que posso dizer é que, como revela o artigo, não há qualquer indício de falta minha", declarou Turnbull a jornalistas em Melbourne, onde realiza campanha visando às eleições de 2 de julho.

"Não há nada de novo. As empresas citadas eram subsidiárias de propriedade exclusiva de uma companhia registrada de maneira pública na Austrália".

Perguntado se a empresa pagou impostos na Austrália, Turnbull disse que "se tivesse tido lucro, o que lamentavelmente não ocorreu, é claro que teria pago impostos na Austrália".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação