Mundo

Christian Kern eleito chanceler da Áustria e líder de Partido Democrata

A votação de posse do novo chanceler no Parlamento deve ocorrer na próxima quarta-feira

Agência France-Presse
postado em 13/05/2016 09:53
Viena, Áustria - O diretor da companhia nacional de trens austríaca, Christian Kern, foi eleito nesta sexta-feira(13/5) pelos sociais-democratas austríacos como novo chanceler e líder do partido SPO após a renúncia de Werner Faymann, indicou o chefe interino do SPO, citado pela agência de notícias APA.

"A decisão foi tomada", declarou depois de uma reunião de líderes de federação do SPO Wolfgang Haüpl, prefeito de Viena, acrescentando que as instâncias da direção do partido a validarão formalmente na terça-feira(10/5).

A votação de posse do novo chanceler no Parlamento deve ocorrer na próxima quarta-feira. O SPO conta com uma maioria no Parlamento e governa desde 2008 em coalizão com os conservadores (OVP). Desde segunda-feira(9/5), Kern havia conquistado o apoio das principais figuras do partido e na quinta-feira obteve o respaldo do poderoso SPO de Viena.



Após sete anos e meio no poder, Faymann anunciou de forma surpreendente sua renúncia, alegando que não contava com apoio suficiente dentro do partido depois que o candidato do SPO foi eliminado no primeiro turno das eleições presidenciais, que tiveram como candidato mais votado o representante da extrema-direita (FPO) Norbert Hofer.

Diretor da companhia nacional austríaca de ferrovias OBB desde 2010, Kern, ex-conselheiro ministerial do SPO em sua juventude, organizou as contas da empresa pública e iniciou boas relações com os sindicatos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação