Mundo

Ativistas Femen são detidas após invadirem congresso muçulmano em Paris

Organizado na França, esse é o mais importante congresso de muçulmanos de toda a Europa

Agência France-Presse
postado em 14/05/2016 19:56

Um grupo de militantes do grupo Femen invadiu e tumultuou um congresso muçulmano em Paris neste sábado (14), exibindo os seios durante uma conferência do polêmico acadêmico Tariq Ramadan.


Quatro delas foram detidas e estão sob custódia da Polícia. Um vídeo mostra uma mulher vestida com uma túnica islâmica que se aproxima de Ramadan e se desnuda. Outras mulheres imitam o gesto e entoam "Allah não é um político".


Leia mais notícias em Mundo

A militante joga a túnica preta em Ramadan e acaba expulsa da sala por agentes de segurança. Ainda assim, continua gritando palavras de ordem por uma janela, enquanto um policial tenta cobri-la. "Nosso objetivo é nos opormos às ambições políticas do Islã", explicou a porta-voz do Femen em Paris, Inna Shevchenko. As quatro ativistas "estão detidas por exibição sexual", disse o Ministério Público de Bobigny, distrito da periferia parisiense.


O incidente aconteceu durante uma palestra de Ramadan, polêmico intelectual suíço neto do fundador da Irmandade Muçulmana, o egípcio Hassan al-Bana. "Este é um não-incidente", afirmou Tariq Ramadan, sorrindo e escoltado por vários agentes de segurança. Organizado na França, esse é o mais importante congresso de muçulmanos de toda a Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação