postado em 19/05/2016 09:37
O Airbus A320 que caiu nesta quinta-feira (19/5), no Mediterrâneo, transportava 56 passageiros, incluindo uma criança e dois bebês, sete tripulantes e três agentes de segurança, informou a companhia aérea. No voo estavam 30 egípcios, 15 franceses, dois iraquianos, um britânico, um canadense, um belga, um português, um argelino, um sudanês, um chadiano, um saudita e um kuwaitiano. No aeroporto do Cairo, os parentes dos passageiros foram levados para um local reservado.[SAIBAMAIS]Os ministros francês e egípcio das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault e Sameh Choukry, trocaram condolências, segundo o ministério egípcio, o que faz supor que há vítimas. O avião decolou do aeroporto Charles de Gaulle, de Paris, na quarta-feira, às 22h45 no horário egípcio (17h45 de Brasília). A previsão de pouso no Cairo era 3h05 (22h45 de Brasília). O A320 passou na quarta-feira por Eritreia, Egito e Tunísia, segundo o site FlightRadar24.
O voo MS804 estava a uma altura de 37 mil pés (11 mil metros) e havia entrado no espaço aéreo egípcio quando desapareceu das telas dos radares, às 2h45 do Cairo (21h45 de Brasília, quarta-feira), segundo a Egyptair.
Sem qualquer relato de problema
Segundo um comunicado da Aviação Civil grega (YPA), "os controladores de tráfego aéreo gregos se comunicaram com o piloto quando a aeronave estava sobre a ilha de Kea (sudeste de Attica). Ele não relatou qualquer problema". "O piloto estava de bom humor e agradeceu em grego", informa o comunicado.
De acordo com o chefe da YPA, Constantine Litzerakos, o último contato ocorreu "por volta da 0h05 GMT", mas, em seguida, o piloto parou de responder às chamadas dos controladores de tráfego aéreo gregos, que continuaram "até 0h29 GMT, quando o avião desapareceu dos radares", quando deixava a zona de controle aéreo (FIR) grega. "A 0h27 GMT, o centro de controle de Atenas tentou entrar em contato com o avião (...), mas, apesar dos repetidos apelos, a aeronave não respondeu", indica o comunicado da YPA.
Com informações da France Presse