Mundo

EUA rejeitam proposta russa de ataques aéreos conjuntos na Síria

A Rússia e os Estados Unidos se comprometeram no início de maio a redobrar esforços para alcançar uma solução política ao conflito sírio

Agência France-Presse
postado em 20/05/2016 13:16
Os Estados Unidos rejeitaram nesta sexta-feira (20/5) uma proposta russa de realizar ataques aéreos conjuntos contra os jihadistas a partir da próxima semana na Síria, onde os dois países realizam bombardeios separadamente. "Não colaboramos ou coordenamos com os russos nenhuma operação na Síria", disse a jornalistas um porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

De acordo com o funcionário, o objetivo das operações russas e americanas não é o mesmo. "As operações russas consistem em sustentar e apoiar o regime de (Bashar al) Assad e nós nos concentramos unicamente na derrota do grupo Estado Islâmico", disse.

Mais cedo, a Rússia propôs aos Estados Unidos e à coalizão internacional liderada por Washington a realização de bombardeios conjuntos a partir de 25 de maio contra "grupos terroristas" ativos na Síria, anunciou nesta sexta-feira o ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu.



"Propomos aos Estados Unidos (...) que as forças aéreas russas e a aviação da coalizão dirigida pelos Estados Unidos comecem a partir de 25 de maio a planejar e realizar bombardeios conjuntamente" contra grupos terroristas, como a Frente al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, declarou o ministro em uma reunião em Moscou, transmitida ao vivo pela televisão pública.

Trata-se de agir também contra os grupos armados ilegais que não apoiam o cessar-fogo instaurado na Síria desde 27 de fevereiro, assim como os grupos armados e as "caravanas que transportam armas e munições que cruzam ilegalmente a fronteira turco-síria", acrescentou o ministro.

A Rússia e os Estados Unidos se comprometeram no início de maio a redobrar esforços para alcançar uma solução política ao conflito sírio, que em cinco anos deixou mais de 270 mil mortos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação