Agência France-Presse
postado em 23/05/2016 20:33
A Rússia acusou os Estados Unidos, nesta segunda-feira (23/5), de fazer um voo de reconhecimento perto de sua fronteira extremo-leste e denunciou o risco de colisão com aviões comerciais."Um representante do Departamento americano da Defesa foi notificado de que, em 22 de maio de 2016, a Defesa aérea russa observou um avião de vigilância RS-135 das forças aéreas americanas sobre o mar do Japão, perto da fronteira com a Rússia", anuncia o Ministério russo da Defesa, em um comunicado.
Leia mais notícias em Mundo
O transponder da aeronave estava desligado, acrescentou, garantindo que sua tripulação não foi informada pelas autoridades regionais russas de seu itinerário.
O aparelho americano também voou nas mesmas altitudes daquelas normalmente usadas por aviões de passageiros, o que criou risco de colisão, continuou o Ministério, antes de pedir que sejam tomadas medidas para evitar repetições desse tipo de incidente.
Nesses últimos meses, os Estados Unidos acusaram a Força Aérea russa, regularmente, de provocações com as Forças Armadas americanas, sobretudo, navios de guerra. Moscou rebateu, advertindo que os militares americanos não deveriam se aproximar excessivamente das fronteiras russas.