Agência France-Presse
postado em 01/06/2016 09:49
Uma trégua de 48 horas, decidida por iniciativa da Rússia e coordenada com Washington e o regime de Damasco, foi instaurada a partir desta quarta-feira (31/5) entre as forças sírias e a oposição em Daraya, anunciou o ministério russo da Defesa em um comunicado."Para garantir a entrega de ajuda humanitária à população com total segurança, uma trégua de 48 horas começou em 1 de junho de 2016 a partir de 0H001 em Daraya, na província de Damasco", afirmou o diretor do centro de coordenação russo na Síria, Serguei Kuralenko, citado no comunicado.
A trégua entre as forças sírias e a oposição foi instaurada "por iniciativa da Rússia e em coordenação com as autoridades sírias e a parte americana", disse.
A Rússia havia solicitado na semana passada uma trégua provisória em Daraya e na Guta Oriental, onde os combates persistem, apesar do frágil cessar-fogo instaurado na Síria em 27 de fevereiro.
Daraya, situada 10 km ao sudoeste de Damasco, é uma das localidades sitiadas há mais tempo no país. O regime sírio tenta, sem sucesso, desde o fim de 2012 recuperar a cidade estratégica sob controle rebelde.
Este anúncio acontece no momento em que Washington estimula Moscou a pressionar seu aliado em Damasco para que interrompa os bombardeios na região.