postado em 02/06/2016 10:33
Berlim, Alemanha -A polícia alemã deteve três sírios, supostamente membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que planejavam cometer um atentado em Dusseldorf (oeste da Alemanha), anunciou nesta quinta-feira a procuradoria."Segundo os resultados da investigação em andamento", os suspeitos planejavam um atentado suicida em nome da "organização terrorista estrangeira Estado Islâmico" "na parte antiga de Dusseldorf", afirma a procuradoria em um comunicado.
Os três homens, identificados como Hamza C., de 27 anos, Mahood B., de 25 anos, e Abd Arahman A. K., de 31 anos, todos eles de nacionalidade síria, foram detidos na Renânia do Norte-Westfália, em Brandeburgo, e em Baden-Wurtemberg.
Um quarto homem, vinculado a este projeto e identificado como Saleh A., de 25 anos, foi detido em fevereiro na França, onde está em prisão preventiva. A Alemanha pedirá sua extradição.
"Não há indícios que permitam afirmar que os suspeitos já haviam começado a aplicar seu plano de ataque", mas de qualquer forma preparavam um atentado "na cidade antiga de Dusseldorf", acrescenta a fonte.
Segundo os planos de Saleh A. e de Hamza C., que receberam ordens a partir da Síria para cometer o atentado, dois suicidas "com coletes explosivos" deveriam detoná-los em uma das principais artérias do centro da cidade, explicou a procuradoria.