Mundo

Menino abandonado pelos pais em estrada montanhosa no Japão é encontrado

A jornais locais, as equipes de socorro afirmaram que o menino apresentava boa condição física, mas foi levado de helicóptero para o hospital. Ele sobreviveu em uma cabana bebendo apenas água

Jacqueline Saraiva
postado em 03/06/2016 06:11
Imagem fornecida pela escola primária da cidade de Hokuto mostra Yamato Tanooka: resgate após uma semana

Desaparecido há seis dias em uma floresta habitada por ursos, Yamato Tanooka, o menino de sete anos que foi abandonado pelos pais em uma estrada montanhosa do Japão, foi encontrado com vida, nesta sexta-feira (3/6). Um soldado, que fazia inspeção de rotina no ponto extremo de um campo de treinamento militar encontrou o jovem em uma cabana, que era usada como abrigo pelos soldados da região. Os canais de televisão interromperam a programação para anunciar o ;milagre;.

A jornais locais, as equipes de socorro afirmaram que o menino apresentava boa condição física, mas foi levado de helicóptero para o hospital. O porta-voz das forças militares do Japão, Manabu Takehara, explicou que 70 homens da corporação auxiliaram os 120 bombeiros que procuravam o menino nas regiões montanhosas onde ele foi deixado.

À imprensa, o pai disse que pediu desculpas ao filho quando o reencontrou

No abrigo onde foi encontrado, ele tinha apenas água, mas sobreviveu sete dias sem comer nada. Segundo a imprensa japonesa, ele estava faminto e uma das primeiras coisas que pediu ao ser encontrado pelo soldado foi pedir comida. Em entrevista coletiva, um dos médicos que atendeu o jovem afirmou que ele estava desidratado e que a temperatura corporal era levemente baixa.



;Castigo;
Yamato Tanooka se perdeu em uma região de bosques e montanhas na ilha de Hokkaido, ao Norte do Japão, depois de ser deixado pelos pais em uma estrada. Os próprios responsáveis relataram o desaparecimento do filho no sábado (28/5). Primeiros eles afirmaram que o menino teria se perdido durante um passeio pelo local, mas depois admitiram a "punição". O casal, o jovem Yamato e a irmã mais velha dele estavam na região quando se irritaram com o mau comportamento do menino. Em relato à polícia e à imprensa, os pais contaram que a criança jogava pedras contra carros e pedestres.

Na viagem de volta, acabaram por parar o carro e mandá-lo descer às margens de uma estrada de um bosque, como uma espécie de castigo pela desobediência. Prosseguiram por aproximadamente 500 metros, mas voltaram em seguida, constatando o desaparecimento do pequeno.

Desde então, equipes da polícia, do exército e dos bombeiros buscavam o jovem, em um caso que comoveu o país e gerou onda de críticas aos pais na Internet. Em uma entrevista a um canal de tevê japonês, o pai da criança disse que, assim que reencontrou o menino, pediu perdão. "Eu vi Yamato. Pedi perdão. Ele assentiu com a cabeça. Seus lábios estavam um pouco secos. É extraordinário que esteja são e salvo. Não tenho palavras", disse o pai, sem conter as lágrimas.

Com informações da France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação