Mundo

Candidata antissistema é a mais votada em eleições municipais de Roma

Os italianos votaram no domingo em eleições municipais, consideradas um teste para o primeiro-ministro Matteo Renzi, que convocou para o fim do ano um referendo sobre reforma constitucional, e para a direita, muito dividida

Agência France-Presse
postado em 06/06/2016 09:07
A candidata antissistema Virginia Raggi foi a mais votada no primeiro turno neste domingo, com 36% dos votos, e deverá enfrentar no segundo turno o candidato centro-esquerdista Roberto Giachetti, que aparece com 24% após a apuração de 60% das urnas.

Os italianos votaram no domingo em eleições municipais, consideradas um teste para o primeiro-ministro Matteo Renzi, que convocou para o fim do ano um referendo sobre reforma constitucional, e para a direita, muito dividida.

Virginia Raggi, de 37 anos, candidata do Movimento 5 Estrelas (M5S), que rejeita os partidos tradicionais - liderado pelo comediante Beppe Grillo e considerado a segunda força nacional - situou-se como a favorita dos romanos, cansados de anos de imobilismo na administração da cidade e de escândalos de corrupção que custaram a renúncia do prefeito anterior, Ignazio Marino, do Partido Democrático (PD), de Renzi.



Giachetti, de 55 anos e impulsionado pelo governista PD, somava, 24%, superando a candidata de direita Giorgia Meloni - apoiada pelo partido de ultradireita Liga Norte-, a quem as projeções atribuíam entre 18 e 22 pontos.

"Os romanos enviam uma mensagem clara. Assistimos a um momento histórico", afirmou Raggi, que no segundo turno dentro de 15 dias pode se tornar a primeira mulher eleita para a prefeitura da capital italiana.

O bom desempenho de Giachetti - que nas últimas pesquisas aparecia em terceiro lugar, muito longe das duas candidatas concorrentes - reconfortou esta noite Renzi, que vê estas eleições como um teste com vistas ao referendo constitucional no qual, afirmou, pôs seu cargo em jogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação