Mundo

Novo Custódio da Terra Santa assume em Jerusalém

O custódio é o guardião dos lugares santos em nome da Igreja católica, de acordo com uma tradição que remonta a 1219, na época dos Cruzados

Agência France-Presse
postado em 06/06/2016 16:21

O novo custódio de Terra Santa, frade Francesco Patton, assumiu oficialmente sua função, nesta segunda-feira, em uma cerimônia na Cidade Velha de Jerusalém.

Em maio, a Igreja católica havia anunciado a nomeação desse italiano de 52 anos, no lugar de Pierbattista Pizzaballa, que ficou por 12 anos no cargo.

O custódio é o guardião dos lugares santos em nome da Igreja católica, de acordo com uma tradição que remonta a 1219, na época dos Cruzados.

Mais de 100 padres, freiras e frades, assim como centenas de fiéis cristãos, acompanharam Francesco Patton do Portão de Jaffa - uma das entradas da cidade antiga de Jerusalém - até a igreja de São Salvador, onde se dirigiu a eles durante um breve discurso.

"Celebro este dia de alegria e, se Deus quiser, a paz regressará. Se Deus quiser, o Daesh [acrônimo em árabe do grupo Estado Islâmico] não chegará a Jerusalém", disse Alexandra, uma fiel palestina cristã.

Ela se mostrou preocupada com a ameaça que o EI representa para os cristãos da região e contou que alguns membros de sua família tiveram de fugir da cidade síria de Aleppo.



Francesco Patton ocupou vários postos administrativos na Igreja e foi professor de Comunicação Social em uma escola teológica. Além de italiano, fala inglês e espanhol.

O custódio é responsável pela administração e pelo estímulo espiritual dos lugares santos, pela formação dos seminaristas e pelas escolas da Custódia.

O cargo de custódio é outorgado pelo papa a um franciscano depois de um processo de consultas na província da Terra Santa, a Custódia da Terra Santa), com o Ministério Geral dos Franciscanos e a Congregação das Igrejas Orientais.

O território da Custódia compreende Israel, os Territórios Palestinos, Líbano, Síria, Chipre, Jordânia, a ilha de Rodes, na Grécia, e um monastério no Cairo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação