Mundo

Polícia turca dispersa manifestação LGBT com violência

Militares dispararam gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar manifestantes que se reuniram em Istambul

Agência Estado
postado em 19/06/2016 17:30
A polícia da Turquia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar manifestantes que se reuniram para uma parada LGBT em Istambul, mesmo com proibição do governo. Os participantes clamavam por direitos dos transexuais e agitavam bandeiras com as cores do arco-íris quando mais de 300 policiais fortemente equipados ordenaram que eles dispersassem.

O prefeito de Istambul proibiu que a comunidade LGBT organizasse duas paradas neste ano, citando preocupações com segurança como causa, uma vez que grupos islâmicos e ultranacionalistas ameaçaram fazer protestos para impedir as paradas.

Em um pronunciamento que foi impedido de ser lido em público, os organizadores disseram que a comunidade está sendo "aterrorizada pelo estado e por grupos puritanos". "O governo prefere limitar os direitos e a liberdade das pessoas em vez de tomar medidas para combater as ameaças", diz o documento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação