Mundo

Ato em Barcelona pede abertura de fronteiras para imigrantes

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), de 1º de janeiro a 30 de abril, 2.809 imigrantes chegaram à Espanha, por mar e por terra

Agência France-Presse
postado em 19/06/2016 18:35
Cerca de nove mil pessoas, segundo a polícia, foram às ruas de Barcelona neste domingo (19) para reivindicar a abertura das fronteiras europeias para os imigrantes. "Abram as fronteiras, queremos recebê-los", dizia um cartaz levado à manifestação.

O protesto contou com a presença da prefeita de Barcelona, Ada Colau. Em setembro, ela lançou a ideia de uma rede de "cidades-abrigo".
Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), de 1; de janeiro a 30 de abril, 2.809 imigrantes chegaram à Espanha, por mar e por terra, atravessando as barreiras entre o Marrocos e os territórios de Melilla e de Ceuta.

Mais de 210.000 imigrantes chegaram à Europa em 2016 pelo Mediterrâneo. A maioria é procedente da Síria, do Afeganistão e do Iraque. Ainda segundo a agência das Organizações das Nações Unidas (ONU), pelo menos 2.814 morreram no trajeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação