Mundo

Boca de urna dá vitória a Virgínia Raggi, primeira prefeita de Roma

As pesquisas apontam a vitória da candidata do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) com pelo menos 60% dos votos no segundo turno

Agência France-Presse
postado em 19/06/2016 20:32
Virgínia Raggi será a nova prefeita de Roma, de acordo com pesquisas de boca de urna preliminares divulgadas neste domingo (19), o que representa um duro golpe para o governo de Matteo Renzi, primeiro-ministro da Itália. Se as projeções se confirmarem, a advogada de 37 anos será a primeira mulher a governar a cidade.

As pesquisas apontam a vitória da candidata do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) com pelo menos 60% dos votos neste segundo turno, derrotando por uma ampla margem Roberto Giachetti, apoiado pelo Partido Democrático (PD, centro-esquerda) de Renzi. O M5S foi fundado pelo humorista Beppe Grillo em 2009. No primeiro turno, Virgínia obteve 35% dos votos.

[SAIBAMAIS]

Em Turim, o partido de Renzi está praticamente empatado com o M5S e, em Milão, disputa voto a voto com o candidato de centro-direita, Stefano Parisi.

Em Bolonha, um histórico reduto eleitoral da esquerda, o partido de Renzi está em uma posição confortável, mas em Nápoles a sigla sequer chegou ao segundo turno. Lá, o prefeito em final de mandato, Luigi De Magistris, um atípico político de esquerda e inimigo de Renzi, voltou a ser o mais votado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação