Mundo

Oposição denuncia sabotagem na Venezuela

Rodrigo Craveiro
postado em 23/06/2016 06:08


O comerciante Félix Garcia, 56 anos, enfrentou ontem cinco horas de fila para revalidar a sua assinatura ; exigência para se levar adiante o referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro. ;Aqui em Valencia, estão validando 15 mil firmas. Há somente oito máquinas para capturar as impressões digitais;, explicou ao Correio o venezuelano, que estudou administração na Universidade de Brasília (UnB) entre 1981 e 1985. ;O governo tem colocado muitas dificuldades, a fim de que as pessoas desistam de validar as assinaturas. Não há equipamentos suficientes, e as distâncias entre os centros de validação são grandes;, emendou o morador de Valencia, no estado de Carabobo, a 150km de Caracas.

A Mesa de Unidade Democrática, coalizão da oposição, acusa o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de ;sabotagem ativa; do processo. Irregularidades teriam sido registradas em seis estados: Sucre, Anzoátegui, Nueva Esparta, Carabobo, Miranda e Caracas.

Reunião da OEA
A denúncia ocorre na véspera da reunião em que a Organização dos Estados Americanos (OEA) decidirá sobre a ativação da Carta Democrática Interamericana, o que pode culminar na suspensão da Venezuela. O presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup, e o deputado Luis Florido estão em Washington para acompanhar a sessão da OEA. ;Maduro, Delcy (Rodríguez, chanceler) e Bernardo (Álvarez, vice-chanceler): apertem os cintos e se prendam ao tamborete, que vamos com tudo à OEA;, escreveu Allup nas redes sociais.

Maduro convocou, para hoje, uma concentração popular contra a ;intervenção da OEA;. ;Estamos em um momento de definições: ou se está com a Venezuela, ou se está com a direita oligárquica estrangeira;, alertou, segundo o jornal El Nacional.

Henrique Capriles, governador do estado de Miranda e um dos líderes da oposição, instou a população a se manter mobilizada. ;Não importa já termos cumprido a meta em muitos estados. Enfrentamos os corruptos. Ninguém pode ficar sem validar (as assinaturas);, recomendou. Os adversários de Maduro criticam uma suposta ;operação tartaruga; por parte do CNE para inviabilizar o referendo. Por sua vez, o órgão eleitoral denunciou agressões sofridas por funcionários durante a validação das firmas. ;Vemos com preocupação como líderes nacionais expuseram ao escárnio público, com nome, sobrenome e fotografia, os nossos diretores regionais e outros funcionários;, comentou Sandra Oblitas, reitora da CNE.

Em encontro com o diplomata Thomas Shannon, subsecretário para Assuntos Políticos da chancelaria americana, Maduro enviou um recado a Barack Obama, ao pedir que ele ;retifique a postura que teve, nos últimos oito anos, contra a revolução venezuelana;. Ele cobrou a intenção de construir uma ;agenda de respeito; entre Washington e Caracas.

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação