Mundo

Empresários são acusados por lavagem de dinheiro na campanha de Kirchner

O valor das doações das três farmácias citadas no caso chega a 886 mil pesos (aproximadamente 63 mil dólares)

Agência France-Presse
postado em 23/06/2016 13:12
Buenos Aires, Argentina - A justiça argentina abriu um processo nesta quinta-feira (23/6) envolvendo ex-funcionários e empresários da indústria farmacêutica por suposta lavagem de dinheiro na campanha eleitoral de 2007 da ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015), informou um juiz.

"A investigação acabou demonstrando que parte do financiamento (para a campanha), sobretudo a que vinha de algumas farmácias, tinha origem ilegal, portanto é uma operação de lavagem de dinheiro", disse o juiz federal Ariel Lijo à Rádio Nacional.



"Não se pode demonstrar a origem lícita desses fundos, não havia capacidade econômica para os aportes feitos, e são acusados em outro caso, por tráfico de efedrina", explicou. O valor das doações das três farmácias citadas no caso chega a 886 mil pesos (aproximadamente 63 mil dólares).

Os ex-funcionários acusados são Héctor Capaccioli, ex-superintendente de Serviços de Saúde e membro da Mesa Executiva da Frente para a Vitória (FPV) e Sebastián Gramajo, ex-legislador pela cidade de Buenos Aires e responsável político da aliança kirchnerista, além de mais quatro empresários farmacêuticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação