Mundo

Iraque obtém um empréstimo de US$2,7 bi dos EUA para exército

A embaixada dos Estados Unidos afirmou em comunicado que a declaração de intenção foi assinada pelo embaixador Stuart Jones e o ministro iraquiano das Finanças Hoshyar Zebari

Agência France-Presse
postado em 29/06/2016 16:03

Bagdá, Iraque - O Iraque fechou um acordo com os Estados Unidos sobre um empréstimo de 2,7 bilhões de dólares (2,4 bilhões de euros) para financiar a compra de munições e a manutenção de tanques no contexto de luta contra o grupo radical Estado Islâmico (EI).

A embaixada dos Estados Unidos afirmou em comunicado que a declaração de intenção foi assinada pelo embaixador Stuart Jones e o ministro iraquiano das Finanças Hoshyar Zebari.



Essa linha de crédito ajudará o Iraque com a compra de munições e a manutenção de seus aviões F-16 e de seus tanques M1A1 (Abrams)", afirmou Jones.

O acordo dá ao Iraque um prazo de oito anos e meio para pagar esses gastos militares.

Segundo o comunicado, esse acordo se insere nos esforços empregados pelos Estados Unidos para garantir que as dificuldades econômicas do Iraque não afetarão sua luta contra o EI.

O orçamento do Iraque, muito dependente os recursos petrolíferos, tem sido duramente atingido pelos baixos preços dessa matéria-prima e pelos custos militares do combate ao EI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação