Agência France-Presse
postado em 06/07/2016 13:47
Ramallah, Territórios palestinos - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu nesta quarta-feira (6/7) ao Conselho de Segurança da ONU para rejeitar as conclusões do Quarteto para o Oriente Médio que responsabiliza israelenses e palestinos pela estagnação do processo de paz.Em um relatório divulgado na sexta-feira (8/7), o Quarteto, que inclui a União Europeia, a Rússia, os Estados Unidos e as Nações Unidas, pediu aos israelenses que renunciassem à colonização e aos palestinos que parassem a violência, o que impede progressos no sentido de uma solução de dois Estados.
Este documento, que visa revitalizar o processo de paz, num impasse desde abril de 2014, será apresentado ao Conselho de Segurança da ONU nas próximas semanas. Mas tanto israelenses quanto palestinos criticaram o texto. Em um comunicado, Abbas disse que o relatório "não faz avançar a causa da paz" e afirmou esperar que o Conselho de Segurança não se apoie nestas conclusões.
Saeb Erekat, número dois da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), condenou o que considerou "uma tentativa de igualar as responsabilidades das pessoas vítimas da ocupação e as forças de ocupação estrangeira".