Mundo

Theresa May e Andrea Leadsom disputarão sucessão de Cameron

Com a eliminação do secretário de Justiça, Michael Gove, da disputa se restringe apenas a mulheres. Será a segunda vez na história do Reino Unido que o cargo será ocupado por uma mulher

Agência Estado
postado em 07/07/2016 13:30
A segunda rodada do processo de escolha do sucessor do primeiro-ministro David Cameron deixou duas mulheres na disputa pelo cargo. A secretária do Interior, Theresa May, e a ministra de Energia, Andrea Leadson, venceram a eleição feita por parlamentares do Partido Conservador, com 199 e 84 votos, respectivamente.

Com a eliminação do secretário de Justiça, Michael Gove, da disputa se restringe apenas a mulheres. Será a segunda vez na história do Reino Unido que o cargo será ocupado por uma mulher. A primeira foi Margareth Tatcher.



A disputa agora deve se desenrolar até 9 de setembro, quando os cerca de 150 mil integrantes do Partido Conservador irão escolher o novo residente de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico.

A nova primeira-ministra irá lidar com o difícil divórcio entre o país e a União Europeia, além de liderar o Reino Unido na tarefa de reafirmar suas relações exteriores. Cameron afirmou que caberá a seu sucessor invocar o Artigo 50, o mecanismo que inicia formalmente a saída do Reino Unido da UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação