Mundo

Papa nomeia novo porta-voz e designa vice-diretora da Sala de Imprensa

Tanto Burke como García Ovejero, de 40 anos, são especialistas em estratégias de comunicaçã e têm experiência em informações do Vaticano

Agência France-Presse
postado em 11/07/2016 09:14

Tanto Burke como García Ovejero, de 40 anos, são especialistas em estratégias de comunicaçã e têm experiência em informações do Vaticano

Cidade do Vaticano, Santa Sé - O papa Francisco nomeou como seu novo porta-voz o jornalista americano Greg Burke e no cargo de vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano a espanhola Paloma García Ovejero, correspondente da rádio COPE na Itália e no Vaticano.

Burke, de 56 anos, que já exercia como vice-diretor desde fevereiro, substitui o jesuíta Federico Lombardi, que foi porta-voz do Vaticano por dez anos. O jornalista americano, membro do movimento conservador Opus Dei, trabalhou como correspondente em Roma da revista National Catholic Reporter e da revista Time antes de ser correspondente do canal americano Fox News.

Tanto Burke como García Ovejero, de 40 anos, são especialistas em estratégias de comunicaçã e têm experiência em informações do Vaticano. Os dois assumirão seus cargos e 1o. de agosto.



As mudanças na direção da Sala de Imprensa fazem parte da reforma dos meios de comunicação que Francisco anunciou no ano passado, com a criação da Secretária de Comunicação, na qual foram fundidos o Escritório de Imprensa e o serviço de internet.

Há tempos se sabia que Lombardi, que completa 74 anos mês que vem, desejava se aposentar. O jesuíta, respeitado pelos jornalistas vaticanistas, deixa o cargo depois de dez anos de intenso trabalho, marcado pelos escândalos que envolveram pontificado de Bento XVI.

Pela segunda vez em sua história, a assessoria de imprensa será dirigida por um membro da Opus Dei, depois do espanhol Joaquín Navarro-Valls, poderoso diretor da comunicação de João Paulo II.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação