Mundo

Premier turco diz que tentativa de golpe fracassou

"Esta iniciativa idiota fracassou" e a situação "está amplamente sob controle", disse Binali Yildirim

Agência France-Presse
postado em 15/07/2016 21:24

A tentativa "idiota" de golpe de Estado deflagrada na sexta-feira por militares na Turquia fracassou e a situação "está amplamente sob controle", afirmou na madrugada deste sábado o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, em entrevista à TV.


[SAIBAMAIS]"Esta iniciativa idiota fracassou" e a situação "está amplamente sob controle", disse Binali Yildirim por telefone ao canal NTV, após os serviços de Inteligência turcos informarem um "retorno à normalidade".


As declarações do premier ao canal NTV se seguiram a um comunicado dos serviços de Inteligência turcos sobre o "retorno à normalidade".

O presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, levado para um local "seguro" na noite de sexta-feira, chegou de avião a Istambul ao amanhecer deste sábado.

Apesar das informações sobre o "controle da situação", o Parlamento em Ancara foi atacado por aviões na madrugada deste sábado, constatou o fotógrafo da AFP, que ouviu uma forte explosão e rajadas de metralhadora.

Golpe

Um grupo de militares do Exército anunciou na sexta-feira ter assumido o poder na Turquia, provocando uma onda de violência que já deixou 17 policiais mortos e vários civis feridos na madrugada deste sábado em Ancara e Istambul.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação