Mundo

Presidente turco afirma que permanece no poder

Na mesma entrevista, Erdogan revelou que o hotel onde estava de férias em Marmaris, um balneário do sudoeste da Turquia, foi bombardeado após sua partida

Agência France-Presse
postado em 15/07/2016 23:40

Na mesma entrevista, Erdogan revelou que o hotel onde estava de férias em Marmaris, um balneário do sudoeste da Turquia, foi bombardeado após sua partida

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, garantiu que permanece no poder, após uma tentativa de golpe militar deflagrada na sexta-feira (15/7). "Há na Turquia um governo e um presidente eleito pelo povo, e seu Deus quiser, vamos superar este desafio", disse Erdogan ao convocar os "milhões" de turcos a ocupar as ruas para defender a Nação.

"Os que vieram nos tanques serão capturados porque estes tanques não lhes pertencem", afirmou o presidente durante coletiva concedida no aeroporto de Istambul. No mesmo aeroporto de Atatürk, onde foi recebido por uma multidão que agitava bandeiras turcas, Erdogan acusou de "traição" o imã radicado nos Estados Unidos Fethullah Gülen, por promover o golpe militar.

Mais cedo, o grupo ligado ao clérigo Gulen condenou a tentativa de golpe, afirmando que "por mais de 40 anos, os participantes do Fethullah Gulen e Hizmet têm defendido e manifestado seu compromisso com a paz e a democracia".

"Temos denunciado consistentemente intervenções militares na política doméstica. Estes são valores centrais dos participantes do Hizmet. Condenamos qualquer intervenção militar na política doméstica da Turquia", acrescentou a Aliança por Valores Compartilhados, sediada nos EUA.

Na mesma entrevista, Erdogan revelou que o hotel onde estava de férias em Marmaris, um balneário do sudoeste da Turquia, foi bombardeado após sua partida.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, ordenou que as forças armadas abatam os aviões e helicópteros que estão em poder dos militares "golpistas".

"Os aviões de combate decolaram da base de Eskisehir", no oeste da Turquia, para enfrentar os aparelhos rebeldes, disse um funcionário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação