Agência France-Presse
postado em 18/07/2016 19:07
Cleveland, Estados Unidos - Delegados opositores ao magnata Donald Trump provocaram confusão nesta segunda-feira na abertura da convenção republicana, indignados por lhes terem negado o voto sobre as complexas normas partidárias.
"Vergonha! Vergonha", gritavam centenas de delegados, ao que se seguiram mais gritos de simpatizantes de Trump, em uma nova demonstração das profundas divisões que persistem no Partido Republicano, que tenta unir forças em torno do milionário para concorrer com a democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais de novembro.
O ambiente na Quicken Loans Arena ficou tenso quando opositores e partidários de Trump se enfrentaram aos gritos e vaias, após um regulamento da convenção ser adotado por aclamação, sem a votação exigida pelos delegados rebeldes.
Em meio à confusão, o diretor de debates bateu o martelo e decidiu contra os opositores a Trump.
"Assim se comportam os camisas pardas", disse à AFP Gordon Humphrey, em alusão às SA, unidades paramilitares nazistas. Humphrey havia entregue o pedido oficial, firmado por delegações de nove Estados ,para exigir uma votação formal sobre as regras da convenção.