Jornal Correio Braziliense

Mundo

Esposa de Trump é acusada de plagiar discurso de Michelle Obama em campanha

Melania Trump foi rapidamente acusada de ter plagiado parte de um discurso de Michelle Obama na convenção democrata de 2008, em uma passagem dedicada à transmissão de valores



Os delegados antiTrump, furiosos com um candidato que prometeu construir um muro na fronteira com o México e vetar a entrada no país dos muçulmanos, explodiram de irritação contra uma moção que se pretendia aprovar sem votação.

Os republicanos se apresentam como defensores das forças de segurança, após os recentes episódios de violência policial contra negros, mas também de assassinato de policiais. "Precisamos de força", disse Trump antes da convenção ao canal Fox News, antes de criticar o presidente Barack Obama, que acusou de dividir o país.

Dividida pela retórica incendiária de Trump, a convenção também chama a atenção por conta dos grandes nomes do partido que não viajaram a Cleveland, incluindo os ex-presidentes George W. Bush e George H. W. Bush, os últimos republicanos a ocupar a Casa Branca, assim como o governador do estado anfitrião, Ohio, John Kasich. Mas a campanha de Trump nega fissuras. "Esta é a convenção de Trump. O partido está unido", disse Paul Mananfort, chefe de campanha do republicano.

A convenção começou com um minuto de silêncio em homenagem aos policiais assassinados nos últimos dias em Dallas e Baton Rouge: o tema político do dia foi a segurança, nos Estados Unidos e no exterior, um dos pontos mais citados pela campanha de Trump.